O desequilíbrio deste vazio na zona rural é a possibilidade do surgimento de favelização e o aumento da criminalidade. Na verdade, este é um fenômeno nacional e mundial. No caso de Guapimirim, o que assusta é a velocidade e o percentual do êxodo.
Temos um bom exemplo de como resolver o caso e gerar emprego e renda para o município. O primeiro estado do país a tomar as providências foi Santa Catarina. Os municípios do interior se reuniram e importaram um modelo de sucesso que ocorreu no interior da França, para quem não sabe a França é um importante produtor rural da Europa. O modelo consiste em transformar as pequenas propriedades, chácaras em pousadas, agregando produção de mel, artesanatos e outros. No nosso caso poderíamos transformar alguns sítios em pousadas rurais, criando um circuito com atrativos para acomodar os turistas. Se essa é a nossa vocação já podemos tomar a iniciativa. É bom lembrar que já existem poucas pousadas praticando essa modalidade em Guapimirim.
Afinal, o que cabe à Prefeitura fazer para criar as condições favoráveis para incentivar o investimento nessa alternativa. Regras claras para o funcionamento, capacitação através do CVT da mão de obra local, redução no pagamento de taxas ou até isenção, estimulando formalização do empreendimento, folheto orientando os turistas quanto às pousadas e atrativos locais, criar um calendário de eventos do município e divulgar através de campanha para todo o Estado do Rio de Janeiro são algumas sugestões. Um bom exemplo é Paraty que tem um grande evento que é a FLIP e em todos os outros meses do ano, um evento menor.
Muito obrigado!
Fiquem todos com Deus.
Manoel Figueiredo
https://youtu.be/
https://www.facebook.com/manoel.figueiredo.1?fref=ts
0 comentários:
Postar um comentário
este espaço é SEU, mas por favor, use-o com inteligência. Não use palavras de baixo calão.