COLUNA: VAMOS AO QUE INTERESSA.
1) Em, 14/02/2012, o Sr. Théo Fernandes, requereu ao Prefeito de Guapimirim, esclarecimento sobre uma possível Licença Ambiental concedida para um desmatamento com remoção de um grande volume de barro através retro-escavadeira, em uma extensa área existente na altura do n°2.050 da Estrada do Limoeiro, às margens do Rio Soberbo. É bom lembrar que a área esta acima da cota 100 e dentro da APA Petrópolis. Até o momento não houve nenhuma manifestação do Prefeito. “ALÔ, IBAMA, INEA, APA PETRÓPOLIS E PARNASO”.
2) Em, 14/02/2012, o Sr. Manoel Figueiredo, requereu ao Prefeito de Guapimirim, cópias completas dos seguintes documentos referentes ao “Orçamento Aprovado” para o ano de 2012: LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária), LOA (Lei Orçamentária Anual),como também Plano Plurianual. Até o momento não houve nenhuma manifestação do Prefeito. “PRECISAMOS ABRIR A CAIXA PRETA DA PREFEITURA URGENTE”
3) O Prefeito de Guapimirim, já deve ter enviado à Câmara Municipal para aprovação o Projeto de Lei referente às diretrizes para elaboração do orçamento, exercício do ano de “2013”. Como o município não pratica o “Orçamento Participativo” lamentavelmente a população, não pode efetivamente determinar quais são suas prioridades. Como agora temos mais de um vereador na oposição, solicitamos a eles a Lei de Diretrizes Orçamentária do ano de 2013. “ALÔ, VEREADORES DE OPOSIÇÃO CADÊ A LEI. ESTAMOS AGUARDANDO”.
4) Segundo publicação do “Jornal Grande Rio de Marco de 2011”, o representante do Prefeito, assinou convênio de Cooperação Técnica com a Secretaria de Ambiente e INEA, para elaboração de um Plano Municipal de Saneamento. Foram disponibilizados R$ 4,5 milhões para os 12 municípios do entorno do Comperj, só para “escrever” o plano no papel. O projeto verdadeiro envolverá outros tantos milhões de reais. Onde está este tal projeto? Queremos conhecê-lo? COM A PALAVRA O PREFEITO.
5) Lembramos ao Presidente da Câmara mais conhecido como Marcelo do Queijo, que embora tenha uma relação de parceria “profunda” com o Prefeito e a ex-subsecretária de governo, não adiantou de nada a aprovação da Lei 850 de 2010, para implantação do “Serviço Móvel de Urgência” (SAMU). Já se passaram dois anos, e nada saiu do papel. Será que foi uma enganação? O POVO AGUARDA UMA EXPLICAÇÃO.
6) Segundo o “Jornal Grande Rio de Setembro de 2011”, o Vereador Marcel do Açougue agradeceu ao Prefeito a construção da Capela Mortuária. Propiciando assim maior “conforto aos mortos” em sua última estada por aqui na terra e aos seus parentes. Gostaríamos de ver o vereador parabenizando o Prefeito pela criação de uma UTI neonatal (criancinhas prematuras). Justamente para aqueles que estão chegando agora aqui na terra. Porque sem a UTI neonatal o caminho das criancinhas é a Capela Mortuária.
7) Para população refletir se valeu apena. Os atuais vereadores encerram os seus mandatos envolvidos em escândalos e acusações de suspeitas de corrupção, enriquecimento ilícito e outras gravíssimas notícias crimes. Conclusão: Foram quatro anos de pura mediocridade. Sem dúvida a pior Câmara de Vereadores destes 22 anos de Emancipação.
8) No inicio dos seus mandatos em 2009, eram seis vereadores de oposição e três com a situação, em um total de nove. Seis meses depois não existia mais oposição, todos estavam sentados no colo do atual Prefeito. Tentaram logo chamar isto de pacto de governabilidade. SERÁ QUE ALGUÉM ACREDITA NESTA HISTÓRIA DE PACTO DE GOVERNABILIDADE? PARA QUEM ACREDITA, INFORMAMOS QUE PAPAI NOEL EXISTE.
Théo Fernandes, email: fernandesrtheo@yahoo.com.br
Manoel Figueiredo, email: mfbfigueiredo@uol.com.br
AACG: www.aacg.org.br
Publicado “Jornal Boletim AACG” Junho de 2012.