segunda-feira, 21 de março de 2016

MOVIMENTOS SOCIAIS DE GUAPIMIRIM

É com entusiasmo que vejo o crescimento dos movimentos sociais em Guapimirim.

  • O recente “movimento dos estudantes universitários” pela gratuidade do transporte de ônibus, que os levem aos destinos das unidades de ensino superior, “é uma reivindicação justa”. Que tem a seu favor: 

1) O “direito social adquirido” por mais de anos de utilização deste transporte;

2) Apoio aos alunos do ensino Superior dos municípios do entorno do COMPERJ/Petrobras, em contrapartida pelo direito de recebimento dos royalties. Principalmente para os municípios que não tem universidades ou faculdades isoladas;

3) Emenda à Lei 12.816/13, já sancionada pela Presidenta, que autoriza o transporte escolar municipal por estudantes universitários. A emenda autoriza também a contratação ou investimento de recursos, desde que sejam obedecidos alguns pré-requisitos, para atendimento a esse tipo de demanda. Municípios como Teresópolis e Magé possuem faculdades, portanto, estão fora do beneficio.   
  • O Movimento pela criação do novo Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Guapimirim foi uma conquista dos funcionários concursados. Representa um importante avanço na relação entre os funcionários e o poder público municipal (Prefeitura). O sindicato é por natureza um órgão de defesa de classe e legitimado para representar os interesses da categoria.
  • O Movimento dos Professores da rede Municipal de Ensino de Guapimirim segue a mesma lógica acima citada quanto à questão da defesa da classe. Principalmente porque parte dos salários destes profissionais são garantidos por recursos federais como FUNDEB.
  • O Movimento dos Guardas Municipais concursados de Guapimirim tem reivindicações próprias tais como o adicional salarial de periculosidade e regulamentação da categoria determinada por lei federal. Neste caso, recomendo que a categoria não crie outro sindicato e sim se una ao Sindicato dos Funcionários Públicos Municipal de Guapimirim somando força e conquistando assim maior possibilidade de sucesso nas suas reivindicações. Neste caso, recomendo também ao sindicato abrir um espaço ou departamento específico para os GMG.
  • Movimento dos Fiscais do setor de Tributos, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária e outros. Recomendo seguir o mesmo caminho acima citado. Porque os fiscais tiveram uma experiência frustrada recentemente quando encaminharam isoladamente uma reivindicação referente à participação pela produtividade. Os vereadores aprovaram o projeto na última sessão plenária do ano de 2015, houve ao final da sessão agradecimentos e abraços entre vereadores e fiscais. Em seguida, o Prefeito vetou a solicitação alegando procedimentos burocráticos não atendidos. Todos sabiam que o projeto seria vetado, menos os fiscais. Por isso é importante os fiscais realizarem suas reivindicações através do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipal de Guapimirim, só assim somarão força suficiente para enfrentar o poder público.
  • Fortalecer legitimando o Sindicato é o caminho para que as reivindicações sejam vitoriosas. Na relação do trabalhador do setor público e empregador, neste caso o poder público municipal (Prefeitura), quanto maior a divisão interna dos trabalhadores melhor para a Prefeitura. 

Esta é minha singela colaboração para que tenhamos uma Guapimirim mais justa e para todos.

Até a próxima!

Manoel Figueiredo


https://www.youtube.com/channel/UCqIN_aLm7FC0MbxRqMPSSvA

0 comentários:

Postar um comentário

este espaço é SEU, mas por favor, use-o com inteligência. Não use palavras de baixo calão.